A abordagem tradicional é marcada pelo ensino rigoroso, na qual os
padrões são muito respeitados e fundamenta-se em práticas educativas e sua
difusão ao longo dos anos. O ensino é centrado no professor, figura indispensável para transmissão
de conhecimentos, considerado como detentor do saber. O aluno é apenas um
receptor que executa as determinações que lhe são impostas, que não emite suas idéias,
não interroga, nem dialoga com a autoridade exterior.
HOMEM
Para os tradicionalistas o homem é apenas um receptor de informações,
uma espécie de tabula rasa, uma página em branco, que ao longo do tempo são
gravadas informações providas do meio externo.
MUNDO
Como o mundo é algo externo ao indivíduo, ele também transmite processos
de educação através da realidade. Com esse conhecimento, o indivíduo compreende
melhor o meio em que vive e dessa forma contribui para o domínio do mundo.
SOCIEDADE-CULTURA
Uma das intenções do ensino é atribuir valores culturais da sociedade na
qual o ser está inserido, transferindo as experiências das gerações adultas
para as gerações futuras, como também para a sociedade.
“A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo cultural
para aquela faixa não foi atingido, e as provas e exames são necessários para a
constatação de que este mínimo exigido para cada série foi adquirido pelo aluno”.
Esse tipo de sociedade alimenta um sistema de ensino baseado na educação
bancária, de Paulo Freire. Ou
seja, uma educação que se caracteriza em depositar as informações no aluno.
CONHECIMENTO
“A inteligência é uma faculdade capaz de
acumular informações.”
O ser humano precisa incorporar as informações sobre o mundo e
guardá-las, para posteriormente transferi-las. Dispõe-se em conservar as definições, os resumos que
lhe são apresentados no processo educativo, oferecendo aos alunos, somente os
resultados finais dos processos, para que sejam armazenados.
EDUCAÇÃO
Apesar
de a educação ser um processo amplo para alguns autores, ela é entendida como
instrução limitada a ação da escola, que por sua vez, transmite informações já
pré-selecionadas e organizadas logicamente. A educação como um produto.
ESCOLA
É tida
como principal agência facilitadora do conhecimento. “Lugar onde se raciocina”,
afirma Chartier. O professor por sua vez serve como mediador entre o aluno e os
modelos já formados.
ENSINO
– APRENDIZAGEM
Professor (agente) – Aluno (ouvinte)
Enfatiza-se
a sala de aula, na qual, a autoridade máxima (professor) transmite os conteúdos
de forma predefinida. Existe uma problemática no ensino tradicional, que é a
intervenção do professor, onde na maioria das vezes, tem-se a atuação de apenas
um dos dois pólos da relação, na qual os alunos acabam adquirindo apenas uma
parcela da informação. Caracterizando o ensino como o verbalismo do mestre e a
memorização do aluno.
PROFESSOR
- ALUNO
Relação
vertical (Professor-Aluno), sendo que o poder das decisões quanto à metodologia
compete apenas ao professor. A função do educador é de servir como um
intermediário entre o estudante e os modelos culturais. Cobrando do aluno, uma
reprodução automática dos dados fornecidos.
METODOLOGIA
Caracteriza-se
por um ensino automático, artificial. O professor já traz o conteúdo
pronto e o aluno restringe-se apenas a escutar.
AVALIAÇÃO
Visa à
precisão na reprodução do conteúdo visto em sala de aula. Considerando as provas,
exercícios, atividades, etc.
A
abordagem tradicional leva-nos a supor e aceitar que o conhecimento provém
essencialmente do meio, e dessa forma é transmitida ao indivíduo através da
escola. Para Snyders, o ensino tradicional é o ensino verdadeiro, onde a
atividade de ensinar está centrada no professor que a expõe e interpreta,
conduzindo o aluno ao contato com as grandes realizações da humanidade e da
cultura em geral. (MIZUKAMI, 1986, p.8)
MIZUKAMI,
Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. Abordagem Tradicional. São Paulo: EPU,
1986.
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